
MTC para a Síndrome da Fadiga Crônica (SFC)
A Síndrome de Fadiga Crônica (SFC) é uma condição mal compreendida em termos médicos ocidentais. Quem sofre disso geralmente experimentará uma fadiga profunda que não é aliviada pelo descanso, que ocorrerá por semanas a meses, até por anos. Mas o resto dos sintomas pode ser bastante variável. Devido a esses sintomas variados, a SFC torna-se um diagnóstico por exclusão (ou seja, quando nada mais se encontra clinicamente errado), o que é ainda mais frustrante para a pessoa que está enfrentando esses problemas.
A Síndrome de Fadiga Crônica passa por uma série de outros nomes clínicos, incluindo Encefalomielite Miálgica, Doença de Intolerância à Exerção Sistêmica e pode parecer difícil de se separar de outras condições, como a Fibromialgia. Além da fadiga, alguns dos outros sintomas são:
– Sinais de disfunção do sistema nervoso – dores de cabeça, problemas de memória / névoa cerebral, problemas de sono, etc.
– Sinais de inflamação – dor em articulações múltiplas, nódulos linfáticos sensíveis, dor de garganta, dor muscular, etc.
– Sentir-se mal durante longos períodos após qualquer tipo de esforço físico.
– Independentemente da versão específica dos indivíduos do CFS, é na maioria das vezes uma síndrome debilitante para a qual a medicina ocidental não possui respostas profundas reais, ao mesmo tempo que visa tratamentos a qualquer número de sintomas.
A Medicina Chinesa, no entanto, devido à sua própria natureza, geralmente faz bastante bem com esses tipos de condições sistêmicas. Pois a MTC se concentra nas relações de origem e não nos sintomas. Isso tem vantagens óbvias quando você está lidando com síndromes que ambos (a) têm uma compreensão fraca do que os mecanismos estão em termos ocidentais, e (b) podem manifestar-se de forma bastante diferente de pessoa para pessoa.
O diagnostico e tratamento com Acupuntura, podem ser divididos em alguns grupos básicos – uma é a pessoa mais cansada (Deficiência de Yin), outro é que seu corpo é realmente fraco (Deficiência de Qi ou Yang) e outra versão básica é que eles estão presos e inflamados (Umidade ou Estagnação de Qi). Cada uma dessas causas, podem levar aos sintomas, mas com variante suficiente para um praticante de MTC (juntamente com outros sinais de diagnóstico, como a língua e pulso) descobrir como elaborar um plano de tratamento.
O estudo é uma meta-análise de 31 ensaios clínicos randomizados que foram iniciados por pesquisadores do Departamento de Epidemiologia do Colégio de Medicina Preventiva da Terceira Universidade Médica Militar em Chongqing, na China. Eles disseram que queriam examinar todas as pesquisas existentes porque, embora existam amplas evidências clínicas de ajuda de Acupuntura na SFC, existem “certas dúvidas” devido a uma “falta de prova médica abrangente e baseada em evidências”.
Nesta meta-análise, eles analisaram a eficácia clínica de uma variedade de tratamentos e encontraram Acupuntura e Moxabustão combinados, ou Acupuntura isolada, ou Moxabustão isolada, eram as modalidades mais efetivas. Suas análises de pesquisas existentes culminaram na seguinte lista (em ordem de eficácia clínica):
– Acupuntura com Moxabustão
– Acupuntura ou Moxabustão isolada
– Fitoterapia Chinesa
– Medicina Ocidental
Outra revisão sistêmica, realizada pelo Centro de Medicina Baseada em Evidências na Universidade de Medicina Chinesa de Pequim e outros, chegou a uma conclusão semelhante depois de analisar 23 estudos envolvendo mais de 1700 participantes com SFC. Esta equipe de pesquisadores concluiu que a Medicina Tradicional Chinesa “parece ser efetiva para aliviar o sintoma de fadiga para pessoas com SFC”.
Do ponto de vista dos profissionais, esses tipos de análises amplas são úteis e também devem ser motivadores da perspectiva dos pacientes. Mas eles ainda estão longe de serem o tipo de informação que realmente beneficia os profissionais da Acupuntura. Esses outros aspectos poderiam ser os diagnósticos mais comuns, quais protocolos de tratamento eram mais comuns para esses diagnósticos e quais o levaram aos melhores resultados, quais fórmulas fioterápicas eram mais comuns e para quais diagnósticos, etc. Devido à natureza personalizada da MTC, no entanto, é muito difícil estudar de forma linear em comparação com os produtos farmacêuticos ocidentais, por exemplo. Devido a isso, temos que abraçar a adaptação dinâmica que é, em última análise, o que permite que a MTC seja efetiva, mesmo quando se trata do custo de entendê-la em termos lineares.
- Posted by André Fun King Su
- On 19 de fevereiro de 2018
- 0 Comments
0 Comments